sexta-feira, 27 de abril de 2018

DEPENDÊNCIA EMOCIONAL- Psicólogo Online

Barganha Emocional.

A confiança em si mesmo e a autoaceitação são construídas desde muito cedo, assim experimentar a sensação de ser amado o quanto antes imuniza de inseguranças, complexos e medos na vida futura. O amor na infância disponibiliza reservas afetivas para desafios futuros, criticas excessivas, obstáculos desafiadores e chantagens descabidas em nome do "amor".

No entanto, algumas pessoas tem que conviver com uma certa barganha emocional desde novas, por exemplo, quando criança deve comer verdura para ganhar o brinquedo, não errar para ser aceito, perfeito para provar seu valor, passar no vestibular para obter o carro, estudar para ser alguém, o diploma para sentir-se importante, o dinheiro para medir o "sucesso", o relacionamento para não sentir-se desamparado.

Quando a recompensa não acontece no tempo que você planejou ou que o outro prometeu, eis que surge a dúvida de estar fazendo a coisa certa. Por último, a confiança de ser amado, principalmente, na infância lança as bases da autoestima e liberta do medo e da culpa de não conseguir corresponder a exigência do outro para continuar te amando.

marcos bersam
psicólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário