sexta-feira, 28 de abril de 2017

O SUICÍDIO NO BRASIL

SUICÍDIO.
Como prevenir?

Ao terminar de ler esse artigo, segundo estatísticas da OMS, uma pessoa terá feito a “escolha” de dar fim à própria vida. Ou seja, em cada 40 segundos uma pessoa , em alguma parte do planeta, decide que sua vida não tem mais sentido. Segundo a OMS, o Brasil figura entre os oito países mais atingidos por esse problema de saúde pública.
Seria pretensão apontar uma única causa para o suicídio, todavia, pode-se afirmar que o passaporte para tal atitude passa pelo desespero. E, tal sentimento, vem de onde? O ser humano urge de sentido em sua vida, logo uma vida desprovida de sentido é um facilitador para a depressão e ,consequentemente, pode oportunizar o suicídio.
A ideia do “nada”, a certeza no materialismo, crença na finitude da consciência, a perda do senso de transcendência são incentivadores da perda de confiança no amanhã. A logoterapia, do Dr. Frankl, ajuda a entender um pouco mais sobre a necessidade de uma sentido em nossas vidas.
Por fim, esse estudioso dizia que existia uma fórmula para o desespero, ou seja, que seria a seguinte:
D(desespero) = S1(sofrimento) –(menos) S2(significado).
Necessitamos do significado, ou seja, as adversidades, problemas, infortúnios, desesperos são passíveis de um significado, ou de vários. Aceitar que existe um para quê e não apenas porquês, isto é, alforria você das justificativas dos dissabores da vida, convida o sujeito a sair do lugar de vitima, sugere alternativas, propõe a esperança, coloca a possibilidade da escolha, tonifica a vontade e alavanca o livre arbítrio.
Então, só iremos prevenir o suicídio quando tivermos capacidade de re- significar o desespero. Tudo na natureza tem um sentido, o acaso não cabe no planejamento do universo, logo sua vida como parte da engrenagem cósmica; também precisa de um sentido, por vezes, não precisamos de dar um sentido, basta apenas reconhecermos o sentido que ficou soterrado pelo medo e culpa de poder construir sua própria trajetória existencial.

Marcos Bersam –
Psicólogo Clínico.

32 98839-6808 - whats
face: marcos bersam
canal: psicólogo marcos bersam
instagram: psicologomarcosbersam
em-mail:marcosbersam@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário