terça-feira, 13 de setembro de 2016

HOMEM INDECISO NO CASAMENTO.

NÃO QUERO ME SEPARAR
Homem confuso demais.

Fantasiosamente, experimente imaginar a seguinte escolha: Você prefere pular do décimo oitavo andar ou do décimo nono andar, em queda livre, numa piscina rasa e pequena? Órfão de uma opção mais sensata, você não via outra opção a não ser escolher qualquer uma. Na verdade, a decisão por uma delas, levaria você a um gesto suicida. Desta feita, aquela mulher estava no mesmo dilema, em meio a falta de outra opção, tinha diante de si a escolha de continuar ou não seu relacionamento. Aquele homem sempre a deixava confusa quando o assunto era continuar a relação, ele era categórico ao dizer: - Não quero me separar!

Na cabeça daquela mulher aquela frase, sem sentido, por vezes, parecia uma declaração de amor tímida, assim mesmo sem dizer o que queria para a vida dele. Ela acostumou-se, na maioria das vezes, a ser uma vidente, isto é, tinha que imaginar o que ele queria, pelo que ele não queria. A forma negativa de se expressar comprometia os objetivos daquele casal. Quando ela perguntava se ele queria filhos, ele contentava-se em dizer: Não quero ficar sozinho nessa casa!

A loucura e dificuldade da comunicação se avolumava, ela entendia que ele queria amar e ser feliz com ela, porém, ele nunca disse isso. Ele era o mestre de dizer o que não queria, ela carente de saber o que ele queria para a vida. Algumas mulheres acostumam-se a ouvir sempre a forma negativa, e, com isso ficam confusas diante do que o “outro” quer para sua vida. De fato, homens imaturos dizem muito o que não querem, logo em raros momentos afirmam o que querem e precisam.

O fato de não querer separar nunca significou que ele tinha decidido ser feliz ao lado dela. Algumas vezes, afirmar o que não quer é uma estratégia do medo, por isso muitos passam a vida dizendo e afirmando para si mesmo o que não querem. Outro dia lendo um e-mail fiquei surpreso como a pessoa me dizia o que ela não queria, por exemplo: - Não quero ser traída, não quero ser desprezada, não quero ficar sozinha. Nesse emaranhado do que ela não queria, não sobrava espaço para o que ela, de fato, queria da vida.

Algumas mulheres contentam-se com o não querer do companheiro, talvez numa esperança de ouvir o que sempre sonharam. A negação é a pior forma de falar o que você precisa e sente. No entanto, aquela mulher não queria separar-se, ou seja, queria apenas recomeçar e renascer de outra forma para a vida. Ela não conseguia dizer de forma afirmativa: Eu quero ser feliz e recomeçar!

Afinal a convivência do marido fez ela tornar-se aprendiz da arte do NÃO, perdeu não só a coragem, mas também a lucidez de sua escolha. O marido diz não querer separar-se, claro não por amor, tão somente por medo de ficar só. A insegurança existencial fazia ele confundir apego com amor, comodidade com segurança.

Nesse ínterim, era celebrado um acordo velado entre o casal, a vida era emoldurada pela certeza do que não se queria, faltava a atitude de querer explicitamente. O querer na relação não pode acovardar-se no que não se quer, nos relacionamentos nem sempre o que precisamos contempla o que não queremos.


Marcos Bersam 
Psicólogo.

whats: 32 -98839-6808
instagram: psicologomarcosbersam - videos diários
e-mail:marcosbersam@gmail.com
skype:marcos.antonio.mello.bersam
Mostrar mais reações

Nenhum comentário:

Postar um comentário