quinta-feira, 18 de agosto de 2016

PSICOLOGIA DAS ORELHAS

SÓ FALO POR MENSAGEM!

De modo geral, o ser humano, fala o que quer, porém, escuta o que lhe convém. Então, a comunicação sempre costuma cair num impasse cruel. Desta feita, você, tem certeza do que disse, no entanto, o “outro” jura que não foi bem assim que você falou. As brigas, desentendimentos sempre gravitam em torno da distância entre o que a boca fala, e, o que o “outro” consegue escutar. O ouvido é a parte do corpo mais traiçoeira, como se não bastasse nem tudo que entra nele está de acordo com o que o “outro” falou.

Agora pegue toda essa dificuldade de comunicação e retire a linguagem falada, ou seja, as pessoas cada vez mais não falam, muito menos, escutam atentamente. Escutar implica em pausar a vida e, como todos imaginam,  tornou-se artigo de luxo.  De fato, outro dia falei com uma pessoa: - Fulano você não atende mais o telefone? Ele disse prontamente:

-É que prefiro mensagem, não preciso fingir que quero conversar, assim,  posso escutar o outro fazendo outra coisa e não mostrando meu desinteresse, sem contar que minhas desculpas ficam mais convincentes.

Não é necessário ser vidente para assegurar que depois de determinada mensagem o caldo engrossou ou a chapa esquentou, né. A mensagem faz isso, por exemplo, era para ser simples e direta, porém,  o outro escuta de acordo com seu estado de espirito. Se você está com pressa para responder uma mensagem, em parte, pode ser que que esteja frustrado, logo, enfurecido e com raiva. A pressa de responder, quase sempre, sinaliza que você pode não ter entendido direito, assim invadido de ansiedade quer interpretar o que outro não quis falar, então, a confusão tá armada.


As mensagens são práticas, sim; porém, não tornou a comunicação mais eficaz.  Imagino, que não vai demorar muito para os celulares virem com orelhas; pois apesar de ainda muito traiçoeiras, não inventaram nada melhor quando o assunto é escutar , de verdade, o que outro tem a dizer.


Psicólogo Marcos Bersam
whats: 32 98839-6808
e-mail:marcosbersam@gmail.com
instagram: psicologomarcosbersam

Nenhum comentário:

Postar um comentário