quinta-feira, 4 de agosto de 2016

MANIA DE MENSAGEM.

TEMPOS ANSIOSOS.
NINGUÉM VAI LER!!
Sem esperanças, desolado e dado por vencido, assim estava meu ânimo para escrever sobre mais um tema, essa semana, que pudesse ser pretexto para falar da mente humana. Foi quando no último instante, precisei acreditar que um fato  pudesse ter alavancado a esperança e a inspiração residual. Em tese, a ideia era aumentar, de forma singela, para uma dúzia de leitores os que teimam em ler meus artigos. Então, solicitei a um amigo virtual que quando possível ajudasse a divulgar os textos, inclusive compartilhando.  Diante do pedido ele não titubeou: Ah! Até gosto dos seus textos, mas não compartilho porque meus amigos não leem por acharem grandes. Ufá! Estava salvo! Disse pra mim mesmo: -Vou escrever sobre isso!

A verdade é que,  de uns tempos para cá, as pessoas estão tão ansiosas que precisam estar sempre fazendo meia dúzia de coisas ao mesmo tempo; ou seja, conversar por mensagem ficou perfeito para um época de tamanha ansiedade. É muito mais conveniente conversar com todos ao mesmo tempo por mensagem do que ligar e ouvir o outro, a mensagem retira a lealdade da escuta, numa época que temos mais falantes que ouvintes. Algumas crianças tem preguiça de ler e concentrar em algo que não lembre uma tela. A saída é dar, às vezes, o diagnóstico de hiperatividade. 

A comunicação por mensagem, ocasionalmente,   ganha terreno por patrocinar o menor envolvimento afetivo.  A mensagem isenta, por vezes, o compromisso sincero de ouvir. Aí, tudo fica enorme e enfadonho, qualquer coisa, tal como uma página de um livro, torna-se uma tarefa gigantesca e tediosa.

As pessoas precisam da pressa como moldura de suas ações, a vontade de chegar antes de decidir o destino é a característica do tempos atuais.  Sem invocar meus poderes adivinhatórios e feitiços, posso assegurar que você deve ter lido esse texto, se é que chegou até aqui, com algum apito ou sinal alertando que algo estava chegando no seu celular. De fato, nada pode esperar atualmente, tudo tornou-se inadiável.

A sensação de que tudo é urgente adoece sua mente, você tripudia sua atenção e prostitui sua capacidade de focar em algo.   De algum modo, sua atenção acaba funcionado como um gigolô em início em início de carreira. A questão é que a falta de foco anda de mãos dadas com o excesso de informação, logo tenho que me contentar com minha meia dúzia de leitores ou deixar os artigos com cara de mensagem.(rs)

Abraços.
Marcos Bersam
Psicólogo

whats: 32 98839-6808


Nenhum comentário:

Postar um comentário