segunda-feira, 4 de abril de 2016

QUANDO A SINCERIDADE FAZ SOFRER

SURTO DE SINCERIDADE

A consciência empurra sua vontade de falar “toda a verdade”, entretanto, o medo faz você pensar um pouco mais acerca da melhor atitude. O desassossego patrocinado pela culpa faz você optar pelo clichê de que um casamento ou relação verdadeiro deve comportar toda a “verdade” e sinceridade. Nesse afã de corresponder ao que lhe foi ensinado – relação perfeita não tem segredo, atualmente fez você arrepender-se de confessar seus pensamentos e atos do passado. 

A crença de que a verdade libertaria você da culpa não funcionou do jeito idealizado. Então, o “outro” não quer apenas a verdade, deseja saber os pormenores e detalhes que você não concorda em dizer. Afinal, perceber o sofrimento do outro faz você questionar-se se fez a melhor escolha.A ideia de você precisava compartilhar seus segredos, claro, não considerou se o “outro” teria condições de suportar a “verdade”. 

Algumas conversas sinceras são motivadas pelo egoísmo, sim. Então, ser o arauto da sinceridade a qualquer preço pode ser uma estratégia egoísta de livrar-se tão somente do que lhe faz mal. À culpa fez você pensar mais em você do que no outro, claro, com a justificativa da lealdade e justeza. O orgulho costuma não dispensar oportunidades de parecer melhor do que, em tese, se é.Enfim, o motivo de dizer a “verdade”, nem sempre, é patrocinado pelo senso de honestidade, também é possível sob o verniz da sinceridade patrocinar a vingança, o egoísmo, e as estratégias para despertar no outro a inquietude que um dia esteve só dentro de você. Ao decidir ser honesto resolva, primeiramente, a culpa dentro de você, pois tal sentimento mal resolvido convida o egoísmo a assumir a dianteira no surto de sinceridade.

MARCOS BERSAM
PSICÓLOGO
WHATS: 32 98839-6808

Nenhum comentário:

Postar um comentário