quarta-feira, 20 de abril de 2016

PSICOLOGIA DO SAPO

Aprendendo com os Sapos.

Existe um piada antiga que é mais ou menos assim:
"Certa vez, um sapo estava pulando ao longo do rebaixo de um profundo sulco feito por um trator. Outro o vê naquele buraco e grita: “Ei! O que você esta fazendo ai em baixo? Esta muito melhor aqui em cima; tem muito mais alimento”.
O outro sapo olha para cima. “Eu não consigo sair daqui.”
“Deixe-me ajuda-lo”, diz o segundo sapo.
“Não. Deixe-me em paz. Eu estou bem. Tem muito alimento aqui embaixo para mim.”
“Está certo”, disse o segundo sapo. “Mas há muito espaço disponível aqui em cima para explorar e se locomover.”
“Eu tenho todo o espaço que necessito neste buraco.”
“E que tal conhecer outros sapos?”.
“Eles descem aqui de vez em quando, se não eu posso gritar para meus amigos aí de cima.”
O segundo sapo dá uma espécie de suspiro e prossegue saltando.
No dia seguinte, ele fia surpreso em ver o primeiro sapo pulando ao lado dele.
“Ei!”ele grita. “Eu pensei que você tinha permanecido naquele sulco. O que aconteceu ?.”
“Vinha vindo um caminhão.”

Qual dos sapos nos assemelhamos.? A ideia de ficar onde existe uma trilha, um caminho é ,definitivamente, mais confortável. No entanto, fica a pergunta: Você está numa trilha ou num buraco? Algumas pessoas passam uma vida dentro de um buraco achando que estão no caminho certo da estrada. Aquela velha história do sujeito depois de tanta dedicação a uma causa dizer: -Como perdi tempo na minha vida; - Que escolha mal feita; -Quanto arrependimento.
Assim sendo, quando existem trilhas, também há mais fluxo de gente. Caminhos abertos, há muito tempo, tem mais concorrência, ou seja, fazer e ficar onde todos passam pode ocasionar um atropelamento. Enfim, quando não é o caminhão vindo; é a multidão que vem com pressa para usar a mesmo caminho.E, aí, claro, você e pisoteado ou esmagado pela pressa da manada ou pelo comodismo do buraco, claro, disfarçado de estrada.

marcos bersam - 
psicólogo clínico.

e-mail: marcosbersam@gmail.com
face: psicologo marcos bersam
skype: marcos.antonio.mello.bersam
site: www.marcosbersam.com.br
youtube: marcos bersam

Nenhum comentário:

Postar um comentário