segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

SINDICO DAS EMOÇÕES

MORADOR DESCONHECIDO.

Uma pessoa é perfeita, outra cheia de defeitos. A primeira parece ter uma vida pública gloriosa ,inclusive expondo suas virtudes; sem parcimônia, pois precisa  da aprovação social. A segunda tem uma vida restrita e secreta, ora, esconde suas mazelas de si mesmo. As duas pessoas habitam o mesmo condomínio, no entanto, nunca tiveram a oportunidade de se encontrarem para uma prosa. 

De repente, o encontro acontece de forma casual, nem por isso, menos intimista. O que parecia ser duas pessoas, em tese, é você mesmo que começa a sua terapia. O terapeuta apenas apresenta e facilita o encontro dos dois moradores , do mesmo condomínio-ego.

Assim sendo, todos temos o seguinte:  um Eu ideal e um Eu real; o primeiro mora na cobertura, já o segundo contenta-se com o sótão. A neurose é a escadaria que liga as duas residências , ou seja, quanto maior a distância, mais angústia e frustração. 

A falta de intimidade provoca o acanhamento de conhecer o outro morador.  No final do encontro, quase sempre, um aprende com o outro; em tese, toda aprendizagem respinga de forma heterogênea no sindico-terapeuta. 

Na tentativa de zelar pelo bom funcionamento do condomínio, o síndico- terapeuta; sempre tem pelejas a resolver, que são resolvidas quando os dois lados da mesma pessoa resolvem re-encontrar; para,  a partir daí, serem apenas um.

MARCOS BERSAM

Sindico das emoções

contatos: email: marcosbersam@gmail.com
whats: 32 98839-6808

Nenhum comentário:

Postar um comentário