sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

POR QUE ELE NÃO SEPARA?

O QUE PESA MAIS 1KG AMOR OU 1 KG PAIXÃO?

Evidentemente, tal pergunta não é, nem um pouco, nova; porém, serve de alavanca para tratar o tema de hoje, aqui, no artigo. O que pesa mais 1 kg de algodão ou 1 kg de chumbo? Antes de responder, torna-se necessário diferenciar e entender o conceito da física que massa, densidade e volume são atributos diferentes. O objeto pode ter peso, sem ter massa. 

E nas emoções e sentimentos como funciona o conceito de densidade, peso e massa da física? O que pesa mais o amor do marido ou a paixão do amante? Antes de responder a essa questão é importante também entender que densidade é um conceito importante nas relações, porém, pouco entendido. A pessoa que se envolve com o outro, nesse caso, alguém casado acha que aquela relação não tem massa, ou seja, volume.

A pessoa diz o seguinte: fulano não ama mais a esposa, mas, então, fica casado por quê? Assim, parece que existe algum peso que dificulta a tomada de decisão, certo? Seria possível haver tal peso, sem o volume e a massa da paixão?

A falta de honestidade da consciência, aliado ao desconhecimento do conceito de densidade afetiva, em parte, faz a pessoa usar desculpas recorrentes para não assumir o amante. Então, o adiamento do rompimento recai, principalmente, sobre os filhos, depois a mãe doente, a educação severa, a família. O mesmo amor que é condição para a união do casal, não é motivo suficiente quando deixa de existir para justificar o divórcio e rompimento da relação.

Algumas pessoas, quando ingressam em relações paralelas não conhecem a lei da física emocional, assim, não entendem o rosário de desculpas infinitas usadas para continuar o casamento. O amante tem a tendência de ficar cego em suas emoções, logo percebe que a decisão deveria obedecer apenas o volume e a massa da paixão, quando a pessoa casada considera a densidade - peso gravitacional afetivo, onde puxa a pessoa para a consciência culposa de uma gratidão de toda uma vida passada; mesmo sem o volume e massa da paixão atual proporcionada pelo amante.


Marcos Bersam
Psicólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário