PSICOLOGIA DA DOMINAÇÃO
TEOREMA DA ESCASSEZ
A sensação de escassez é cada vez
mais explicita, portanto nunca tivemos a sensação de que falta de tudo, um
pouco, no mundo atual; ora, quem diria que água seria um item de luxo. Nessa
fase de carestia, contingenciamento, racionamento, sustentabilidade; eis que
são adjetivos que revelam a “era da escassez”, logo são termos obrigatórios no vocabulário de qualquer
criança. Por isso, vivemos a “era da
carestia coletiva”, de recursos
naturais, morais, econômicos, políticos e afetivos. Hoje, campeia a falta de ética, emprego,
dinheiro, educação, sobriedade, lucidez, honestidade, tempo e, principalmente,
atenção.
A sensação de que algo está em
falta, imediatamente, impulsiona o individualismo, o egoísmo e a luta pela
sobrevivência, isto é, recorremos a expedientes de reter, estocar, acumular. E
quando a escassez tangencia valores afetivos? Então, como lidar com a falta de
tempo e atenção? As grandes lojas de varejo, no país, usam com maestria a estratégia da escassez,
por isso, soa tão familiar as frases do tipo: só amanhã! Só hoje! Ultimas peças!
Queima de estoque! Últimas unidades! Está acabando; por último, a apelativa, Black
Friday.
A tentativa rasteira de despertar
em você a pressa de adquirir o que muitas vezes nem precisa é alavancada pela
ideia de que vai acabar, e, consequentemente você ficará “de fora” da
oportunidade única. A lógica da escassez faz você comprar sem precisar, certo?
Então você adquire o que não precisava. Entretanto, tais esquemas são usados
também nas relações afetivas, ou seja, a politica da escassez revela
comportamentos neuróticos e de dominação, por exemplo, você já deve ter ouvido
a frase: Nunca vai encontrar uma pessoa como eu, só eu poderei te fazer feliz,
Aproveite a única chance que vou te dar, Agarre essa chance de ser feliz.
A escassez de tempo é usada de forma a
tornar-se indisponível para o outro, talvez numa tentativa de mostrar que você é
mais importante do que, de fato, um dia pode ser. A similitude dessas pessoas
com a estratégia das grandes lojas é a mesma, claro, você é levado a adquirir,
permanecer com algo- relacionamentos- que não tem utilidade, todavia você é
levado a crer que precisa do que é inútil. A escassez do tempo também faz você ser
usada pelo outro de forma perversa, desta feita é comum ouvir as seguintes
expressões: Fala logo, não tenho tempo, isso e bobagem, depois vemos isso,
amanhã talvez.
Finalmente, a estratégia de escassez de tempo
e atenção é sintoma de relacionamentos que, precisam ser revistos, assim,
sabemos que a tentativa de estocar – atenção e tempo, faz com que você inflacione
o que o outro tem para lhe ofertar. De resto, quando você perceber que o outro
usa a estratégia da escassez com você, analise se o que vai adquirir não custará
mais do que, de fato, vale. E o que é pior sem necessitar e estar precisando no
momento.
Marcos Bersam
psicólogo
whatsapp: 32-8839-6808
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e-mail: marcosbersam@gmail.com
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