terça-feira, 4 de agosto de 2015

TRANSTORNO DE ANSIEDADE


PSICOLOGIA DA DOMINAÇÃO
TEOREMA DA ESCASSEZ


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A sensação de escassez é cada vez mais explicita, portanto nunca tivemos a sensação de que falta de tudo, um pouco, no mundo atual; ora, quem diria que água seria um item de luxo. Nessa fase de carestia, contingenciamento, racionamento, sustentabilidade; eis que são adjetivos que revelam a “era da escassez”, logo são termos  obrigatórios no vocabulário de qualquer criança. Por isso,  vivemos a “era da carestia coletiva”,  de recursos naturais, morais, econômicos, políticos e afetivos.  Hoje, campeia a falta de ética, emprego, dinheiro, educação, sobriedade, lucidez, honestidade, tempo e, principalmente, atenção.
A sensação de que algo está em falta, imediatamente, impulsiona o individualismo, o egoísmo e a luta pela sobrevivência, isto é, recorremos a expedientes de reter, estocar, acumular. E quando a escassez tangencia valores afetivos? Então, como lidar com a falta de tempo e atenção? As grandes lojas de varejo, no país,  usam com maestria a estratégia da escassez, por isso, soa tão familiar as frases do tipo: só amanhã! Só hoje! Ultimas peças! Queima de estoque! Últimas unidades! Está acabando; por último, a apelativa, Black Friday.
A tentativa rasteira de despertar em você a pressa de adquirir o que muitas vezes nem precisa é alavancada pela ideia de que vai acabar, e, consequentemente você ficará “de fora” da oportunidade única. A lógica da escassez faz você comprar sem precisar, certo? Então você adquire o que não precisava. Entretanto, tais esquemas são usados também nas relações afetivas, ou seja, a politica da escassez revela comportamentos neuróticos e de dominação, por exemplo, você já deve ter ouvido a frase: Nunca vai encontrar uma pessoa como eu, só eu poderei te fazer feliz, Aproveite a única chance que vou te dar, Agarre essa chance de ser feliz.
 A escassez de tempo é usada de forma a tornar-se indisponível para o outro, talvez numa tentativa de mostrar que você é mais importante do que, de fato, um dia pode ser. A similitude dessas pessoas com a estratégia das grandes lojas é a mesma, claro, você é levado a adquirir, permanecer com algo- relacionamentos- que não tem utilidade, todavia você é levado a crer que precisa do que é inútil. A escassez do tempo também faz você ser usada pelo outro de forma perversa, desta feita é comum ouvir as seguintes expressões: Fala logo, não tenho tempo, isso e bobagem, depois vemos isso, amanhã talvez.
 Finalmente, a estratégia de escassez de tempo e atenção é sintoma de relacionamentos que, precisam ser revistos, assim, sabemos que a tentativa de estocar – atenção e tempo, faz com que você inflacione o que o outro tem para lhe ofertar. De resto, quando você perceber que o outro usa a estratégia da escassez com você, analise se o que vai adquirir não custará mais do que, de fato, vale. E o que é pior sem necessitar e estar precisando no momento.

Marcos Bersam
psicólogo

whatsapp: 32-8839-6808
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e-mail: marcosbersam@gmail.com

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