sábado, 5 de fevereiro de 2011

IMPORTANTE, URGENTE OU NECESSÁRIO?


Amigos internautas, é instigante como nos dias atuais o conceito de felicidade ou agruras de alguém está intimamente relacionado a clareza ou confusão que determinados indivíduos fazem do que é necessário; importante e urgente. 

É interessante que muitos já são pais; outros profissionais bem sucedidos mesmo assim não estão aptos a ter maturidade para entender a importância e o momento de compreender a transformação e aplicação deles em suas vidas; projetos ou até mesmo na educação de filhos. Qualquer equívoco na condução desses conceitos pode acarretar lapsos existenciais e até mesmo sabotar a busca da felicidade. 

No meio da madrugada; o seu sono é interrompido pela estridente campainha do telefone e inevitavelmente cria em sua mente uma equação de alguém morreu; algum acidente ou no mínimo uma noticia nada boa; e a reboque sua mente elege o ato de atender o telefone como urgente. Certo? Já o mesmo acontecimento durante o dia não ia ganhar esse ar de urgência; nem sua mente seria povoada de pensamento de tragédia ou de notícias ruins. 

Apesar de sabermos que desgraça não respeita relógio e nem calendário. Olha em tudo que é urgente é importante e muito menos necessário. Por exemplo, visitar seu pai é importante; não é urgente. Agora se o mesmo estiver acamado e muito doente e desenganado pelos médicos torna-se urgente. 

Podemos afirmar que não é o fato em si que define o que é o que; é a situação; a circunstância o entorno da situação. Ingerir água é necessário; mas não é tão importante e nem tão urgente; contudo se você apresentar sinais de desidratação é fundamental que você estabeleça como urgência. Podemos dizer que necessário é aquilo que nos aniquila biopsicossocialmente; ou seja é necessário ao ser humano alimento; nutrientes para suprir o organismo; é fundamental afetividade; amor; atenção; cuidado; aconchego; liberdade que são ingredientes fundamentais para o psiquismo e socialmente temos o trabalho; a família. 

Qualquer pessoa enferma tem em algum desses pilares algum comprometimento. Existem alguns pais que acreditam que brincar com os filhos não é necessário e importante; tais pais muitas vezes cometem atrocidades mais por ignorância do que por maldade; o brincar; a ludicidade é engrenagem que dispara mecanismos salutares de profilaxia contra neuroses no mudo adulto. Quando nos debruçamos sobre tal temática; percebemos que o raciocínio não pode ser linear e raso. 

Há tempos atrás; a virgindade era tão necessária para o casamento quanto o computador é para os dias atuais. E hoje? Então podemos dizer que o conceito de necessário sofre transformações socioculturais tornando o conceito mais volátil do que imaginamos. É necessário darmos presentes no Natal? ou chocolates na páscoa? 

Existem pais que sentem culpados por acreditarem que é necessário e importante entulhar os filhos de sacolas e caixas de presentes. O que faz o presente ser importante para o filho não é a data ou o valor monetário; mas sim o embrulho; quero dizer da afetividade que vem ou não impregnada no mesmo. E a confusão de conceitos do que é o que não descansa um só minuto. Após o casamento o que a mulher pensa ser urgente diverge do marido; o necessário torna-se supérfluo; e o importante para um não é o mesmo para o outro; e aí todos já sabem o fim da estória conflito e brigas com todos os xingamentos e frustrações cabíveis. 

A mulher acha necessário e urgente lavar a casa; para o marido a lingerie e o jogo de sedução com o sexo intenso é que deve ser o importante para o casal. Passar no vestibular não é necessário; alguns acreditam e por não conseguirem acabam cometendo suicídio; necessário é viver. Cursar uma faculdade também não é necessário e nem urgente; pode até ser importante para o futuro. Até porque temos exemplos de lula; Sílvio Santos e bil gates que prosperaram a revelia de um diploma universitário. 

Ninguém morre se for reprovado no vestibular; apesar dos seus pais dizerem o contrário. Quando você pensa que algo deveria ser o que não é ou nunca foi você é levado a adoecer. Para algumas mulheres balzaquianas é urgente casar. Será? 

Quando você acredita que não tem o necessário acha que a vida não tem mais jeito; fica sem o entusiasmo. Seu lazer ocuparia é visto por você como algo urgente; importante ou necessário? E o acúmulo de dinheiro? A sua saúde? Sua família? A religiosidade? 

Olha de modo geral nosso coração aponta de maneira inequívoca para aquilo que é ou deveria estar sendo para nós. O engano é acreditarmos que podemos adiar os nossos sonhos de maneira irresponsável. Quando a criança é recém-nascida; precisa que a mãe o alimente; logo com o passar do tempo; logo com o passar do tempo é natural que essa simbiose dê lugar a autonomia do sujeito; podemos dizer que os pais no início da vida são necessários até mesmo para a sobrevivência dos filhos. 

É uma transformação a mãe de necessária passa a ser importante; a confusão acontece quando a mãe que ser para sempre necessária. Essa postura impede o amadurecimento do filho e faz com que ele fique infantilizado para sempre. Com certeza vocês já se depararam com filhos que não conseguem comer; arrumar o material escolar; fazer os deveres da escola; amarrar o tênis. Esses conceitos são de extrema importância para você saber o que é cada coisa na sua vida; um equívoco faz você ser invadido por sentimentos de remorso e arrependimento futuros.


E ai vocês pessoas da sua família e amigos dizendo que você deve permanecer naquele trabalho enfadonho; naquele relacionamento neurótico; pois julgam tais coisas como importantes e as vezes necessárias a sua felicidade. Então fica a certeza que o necessário é o oxigênio; a fé; o amor; e os sonhos e por último mas não menos importante é saber que é você.

E aí sabendo o que é uma coisa dá pra saber o que não é outra. E assim fica um pouco mais fácil administrar a vida que as vezes já parece muito complicada.


MARCOS BERSAM
PSICÓLOGO CLÍNICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário