sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

SEJA VOCÊ MESMO!



Foi interessante descobrir que gêmeos univitelinos, aqueles que são “cara de um e focinho do outro”, apresentam digitais diferentes. Veja só: são distintos na extrema, ou melhor, “aparente” semelhança. Se até mesmo as linhas do polegar de irmãos gêmeos não são idênticas, imagine como são o nosso ego, caráter, personalidade e identidade.

Somos os únicos seres que experimentam, sentem e vivenciam o mundo de forma diferente, sob um olhar próprio. A maioria das pessoas que estão acometidas de uma neurose, ou qualquer enfermidade psíquica, sente dificuldade em se afirmar como sujeito em sua particularidade. Chega, então, um ponto em que o individuo já não sabe identificar mais suas preferências, gostos, ideologias, valores e crenças. Enfim, não sabe quem ele é de fato. A singularidade emocional é como um ferimento causado por bala, que deixa seqüelas gravíssimas no corpo e marcas permanentes na alma. A ferida pode trazer um enfraquecimento afetivo, uma depressão ou, quem sabe, uma síndrome do pânico. Pode acontecer numa guerra, no campo de batalha. Pode gerar alívio, contentamento, a chance de sair do combate, viver e rever a família. Somos assim: únicos!

O problema é quando os outros, ou seja, família, religião, civilização, costumes e normas nos impedem, fazendo com que sintamos descontentamento e frustração. Costumam dizer quem nem Deus quer que sejamos nós mesmos, que Ele só nos amará se formos desse ou daquele jeito e, ainda, se fizermos parte de determinada igreja. Geralmente as pessoas que querem nos moldar são as que dizem nos amar, mas em nome desse “amor” já se machucou muito na história da humanidade. Acredita-se que prova de amor é mudar por causa alguém, perder-se existencialmente, apagar a centelha divina e colocar o desejo em calabouços enlameados. Cometemos escolhas equivocadas quando estamos assim, como relacionamentos desastrosos, comportamentos profissionais negligentes e inescrupulosos, amizades que não se afinam com nossa essência.

Então, viva a diferença, as limitações, os acertos. Viva em paz com você mesmo!

ps: E por falar em limitação sempre é bom lembrarmos de exemplos de superação que muitas vezes são esquecidos . Então achei oportuno o vídeo de superação. Acredito que isso poderá tirar você da inércia em que se encontra a algum tempo. E quem sabe não fazer de sua dificuldade uma oportunidade para colorir de sentido sua vida.




DR. MARCOS BERSAM
PSICÓLOGO CLÍNICO E ATENDIMENTO ONLINE NA INTERNET
WWW.MARCOSBERSAM.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário