sábado, 22 de janeiro de 2011

DIFICULDADE EM PERDOAR



Não é uma tarefa fácil, mas não chega a ser impossível. Está lá em algum lugar recôndito de sua mente; estou falando de certos ensinamentos que nos ofereceram quando éramos bem pequenos. Muitos adultos de hoje tem dificuldade em perdoar principalmente porque foram ensinados que perdoar é esquecer. Quero aproveitar esse artigo para dizer que isso é uma sandice; uma bobagem tamanha.

Como posso esquecer a doença que vitimou meu pai; como se esquecer dos últimos dias de minha avó, e ainda deixar de lembrar-se do dia de minha formatura. Primeiro passo para termos mais êxito no ato de perdoar é rever esse conceito equivocado de que perdoar é esquecer para sempre; o perdão não fará nunca você apagar as lembranças ruins; os desapontamentos; as traições; os sofrimentos sofridos em determinado momento de sua existência.

As lembranças poderão ser acessadas sem a presença da amargura; ódio e ressentimento que impede que o sujeito continue sua caminhada existencial; esses sentimentos negativistas e rancorosos impedem que a vida continue sem os grilhões do passado.A pessoa inteligente sempre procurará perdoar; e para que isso aconteça não é necessário o sujeito ser adepto de alguma seita ou religião; o perdoar é algo que não é exclusivo dos religiosos ou dos homens santos.

O ato de perdoar é um mecanismo universal que todo ser humano dispõe gratuitamente é a possibilidade de o indivíduo provocar a si mesmo efervescência de sentimentos positivos que trarão benefícios incomensuráveis a vida psicológica e a saúde física. Aprendemos que a pessoa que não perdoa o outro tem uma personalidade forte; é como se o sujeito que não perdoa estivesse violentando; agredindo aquele que clama por perdão.

Fica aparecendo que ao perdoar você está fazendo um favor ao outro. Na verdade não é nada disso o perdoar ajuda muito pouco ao outro; o maior beneficiado da atitude de perdoar é aquele que perdoa; então podemos dizer que o que mais ganha com o perdão é quem o concede sem muita relutância. Deixamos de perdoar muitas vezes pelo orgulho; se eu perdoar vão dizer o que de mim?

O que meus amigos acharam? Quando a imagem social é mais importante que nosso real desejo criamos terreno fértil para germinar as neuroses e doenças psiquiátricas. Sempre sugiro que quando ocorrer alguma decepção não saia por ai dizendo a qualquer um o que aconteceu; pois essa pressa e precipitação podem acabar fazendo você ficar numa situação embaraçosa no futuro; conheço alguns homens que não perdoaram uma traição por causa da sociedade; da família ou dos amigos.

E o que é pior para esse sujeito é que ele tem consciência que ele também foi responsável de alguma maneira pelo que aconteceu. As pessoas que são mais reservadas têm mais chance de perdoar; as pessoas que não vivem de aparências e aqueles que não vivem amarrados na opinião alheia também são mais destemidos e corajosos ao dizer sim a um pedido de perdão. Então temos uma regra básica quando você estiver na condição de pessoa magoada e o ofensor lhe pedirem perdão não titubeia aceite prontamente fará um bem enorme a você.

Diversos estudos revelam que a negativa em perdoar estimula doenças oportunistas do sistema imunológico; aumento da pressão arterial; dores musculares; depressão; enxaqueca; problemas gástricos; dermatológicos e até mesmo hepáticos. De modo geral as pessoas relutantes em perdoar esqueceram as ofensas e os erros que tiveram durante a sua vida; o rigor excessivo com os outros é muitas vezes fruto de uma dificuldade de se debruçar sobre seus erros e ofensas causadas a terceiros.

Quando nos conhecemos um pouco mais nos permitimos ser também mais tolerantes. Então você pode também tentar perdoar pensando em até que ponto esse sofrimento não foi de certa forma permitido por você mesmo?

Quando nos colocamos no lugar de ofendidos estamos também como vitimas e aguardando que o outro nos trate como tal; os infortúnios de hoje quase sempre trazem a possibilidade de um aprendizado que não acontece nos momentos de êxtase; e júbilo. Com certeza não é tarefa fácil perdoar; mas também não é impossível.

E importante que saibamos que o perdão é o caminho mais fácil para a saúde psicológica.

DR.MARCOS BERSAM
WWW.MARCOSBERSAM.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário